5.11. Arquivar e Desarquivar

O arquivamento de um protocolo é o procedimento que indica que não é mais necessário monitorá-lo através de relatórios e que ele não pertence mais à carga de um usuário. 

Algumas situações em que o arquivamento é utilizado:

  • Quando o promotor/assessor realiza um atendimento e os fatos são esclarecidos durante o atendimento e, não havendo procedência, registra-se o atendimento, distribui-se e logo em seguida arquiva-se o protocolo.
  • Quando o processo é arquivado definitivamente, após o pedido de promoção de arquivamento ter sido devidamente julgado e homologado pelo Conselho Superior do MP.
  • Quando o processo é arquivado definitivamente no TJ ou instâncias superiores.

Índice desta página

 


1. Acessando o arquivamento

A funcionalidade Arquivar está disponível apenas ao detentor atual do protocolo. Para arquivar um protocolo, ele deve estar distribuído.

 


2. Arquivando um protocolo

Ao clicar no botão "Arquivar", a seguinte janela é aberta:

 

Nenhum dos campos é obrigatório. Ao finalizar o arquivamento, um movimento é lançado no protocolo e ele fica arquivado. Se o protocolo possuir apensos, os apensos também são arquivados.

Caso o protocolo não atenda as regras para arquivamento, serão apresentadas as seguintes mensagens:


Protocolos arquivados não são mostrados na lista de Protocolos Recebidos da Área de Trabalho e também não são mostrados no Relatório de Inventário. Eles podem ser localizados através da Consulta Simples.

*Quando um protocolo é arquivado, o prazo dele é encerrado. Os alertas do protocolo e os prazos lançados em seus movimentos não são encerrados.

 


3. Desarquivando um protocolo

Os protocolos arquivados podem ser reativados através do botão "Desarquivar":

 

Ao clicar no botão "Desarquivar", o sistema solicita confirmação.


Após a confirmação o protocolo volta a aparecer nos relatórios e na área de trabalho. O protocolo pode então ser distribuído e movimentado novamente.


O desarquivamento também pode ser realizado por outros usuários lotados no local onde ocorreu o arquivamento e por coordenadores do local.

Ao desarquivar um protocolo, nenhum prazo é reativado.