7. Consultando informações

Uma das vantagens que um sistema informatizado oferece e que mais o diferencia de controles manuais é a possibilidade de consultar rapidamente por todos os dados nele armazenados. Um dos focos do SIMP é fornecer ferramentas de busca para localização rápida dos protocolos já registrados e também para localizar pareceres que possam auxiliar na confecção de novas peças.

1. Acessando as consultas

Atualmente existem quatro tipos de consultas disponíveis no SIMP 3, além das funcionalidades de emissão e validação de Certidões.

Todos os usuários possuem permissão para acessá-las. Elas estão disponíveis no menu Consultas:

2. Tipos de consultas

Cada uma das consultas atende necessidades diferentes:

2.1. Consulta Simples

A busca simples fornece apenas um campo para inserção de palavras-chave (semelhante ao Google), mas realiza busca simultânea em todos os dados dos protocolos e de uma maneira muito mais eficiente que a consulta Avançada.

Mais detalhes na página da consulta Simples.

2.2. Consulta Avançada

Presente desde o início do SIMP. A consulta avançada é semelhante à simples, mas possui vários campos e o usuário deve digitar a informação que deseja buscar exatamente no campo em que acredita que ela está.

Mais detalhes na página da consulta Avançada.

2.3. Consulta de Documentos

Esta consulta acessa cada um dos documentos PDF vinculados aos protocolos existentes (pareceres, manifestações e peças em geral) e retorna documentos que podem ser úteis na confecção de novas peças e investigação de temas em geral.

Mais detalhes na página da consulta de Documentos.

2.4 Consulta de Atividade Não Procedimental

Consulta todos atos praticados que não resultam de promoção ministerial em procedimento instaurado pelos promotores, possui poucos filtros e o usuário deve digitar a informação que deseja buscar exatamente no campo em que acredita que ela está.

Mais detalhes na página da consulta de Atividade Não Procedimental.

2.5 Emissão de Certidão

Sendo uma das principais novidades do SIMP 3, a emissão de certidão de partes tem como objetivo confeccionar documento através da pesquisa dentre todas as partes que contenham CPF ou CNPJ e que são polo passivo em procedimentos extrajudiciais que estejam em andamento na Instituição.

Mais detalhes na página da consulta de Emissão de Certidão.

2.6 Validar Certidão

Esta consulta tem como objetivo validar certidões emitidas pelo item anterior, de modo que possa ver verificado a veracidade ou mesmo reemitida uma cópia idêntica a uma certidão já confeccionada.

Mais detalhes na página da consulta de Validar Certidão.