/
1. Sobre o SIMP

1. Sobre o SIMP

1. Introdução

O Sistema Integrado do Ministério Público foi desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia da Informação, visando atender vários objetivos, sendo o principal deles a implantação das Tabelas Unificadas de Taxonomia, instituídas pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

Desde sua implantação em janeiro de 2012, o SIMP está em constante evolução, com correções e novas funcionalidades sendo disponibilizadas constantemente. Todas as modificações realizadas no SIMP passam por deliberação do Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação (CETI).

Em 18 de novembro de 2013, foi lançada o SIMP 2. Dentre as várias melhorias e novidades estão a funcionalidade de "Controle de prazos", "Aba de análise das atividades da promotoria" e a melhoria de desempenho do sistema.

Na data de 10 de agosto de 2020 foi lançado o SIMP 3 construído em uma nova plataforma tecnológica, trazendo diversas melhorias onde se destacam:

  • Área de Trabalho toda remodelada e como conceito Gabinete virtual: um conceito de controle de todos os protocolos que se encontram no local, com um visual moderno e novas funcionalidades;
  • Melhorias no manuseio e visualização de procedimentos eletrônicos;
  • Lançamento do conceito de Multitramitação;
  • Emissão de Certidões

Manual online do SIMP pode ser acessado clicando no ícone  que abre o manual na seção específica da tela que está sendo visualizada.



2. Histórico

2.1 Antes do SIMP

O primeiro sistema de controle processual desenvolvido pelo DTI (com a tecnologia Lotus Notes) operou de 2003 a 2009, até sua substituição pelos sistemas GEAP e SEAP.

O ambiente Lotus Notes, apesar de prático, deixava a desejar em requisitos que tornaram-se cada vez mais importantes com a expansão da informatização das comarcas. Até sua desativação em 2009, ele estava disponível em apenas 98 promotorias do estado, abrangendo apenas 49% do total de comarcas. Além disso, encontrava-se distribuído em 12 bases de dados descentralizadas e isoladas que dificultavam a manipulação processual entre comarcas.

Ainda em 2008, os sistemas GEAP e SEAP foram implantados. Cada um destes sistemas buscava atender as nuâncias processuais das duas instâncias e dos Promotores e Procuradores. A implantação dos sistemas iniciou em 2008 em algumas comarcas e foi concluída em 2009, com a desativação do Lotus Notes. Como diferencial, os sistemas GEAP e SEAP apresentavam maior robustez e eficiência, e consolidaram a informatização de todas as promotorias do estado (mais de 200 promotorias).

2.2 Projeto do SIMP 3 

Em abril de 2019, o CETI orientado pelo DTI, observando as novas necessidades que surgiram após a implantação dos Procedimentos Extrajudiciais Eletrônicos, decide lançar uma nova versão do SIMP contemplando diversas melhorias, tanto a nível de arquitetura de sistema quanto de funcionalidades.

Na implantação do SIMP, em agosto de 2020, sua abrangência engloba 100% das comarcas, com o sistema disponível a todos os servidores e membros da instituição (aproximadamente 2000 usuários).




Related content

2. Gerenciando a Área de Trabalho
2. Gerenciando a Área de Trabalho
Read with this
12. Solicitações de alterações no SIMP
12. Solicitações de alterações no SIMP
More like this
5.3. Reclassificar
5.3. Reclassificar
More like this
7. Consultando informações
7. Consultando informações
More like this