Ir para o final dos metadados
Ir para o início dos metadados

Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

« Anterior Versão 42 Atual »

Área de Trabalho → Gabinete Virtual

Essa página descreve as funcionalidades disponibilizadas através da utilização do botão Movimentar:

  • Tramitação. 

Multitramitação

A partir do SIMP 3.0 é possível tramitar um protocolo eletrônico (e apenas eletrônico) para mais de uma pessoa através de um movimento. É o conceito de Multitramitação.

  • Definir Promotor diferente nesse movimento.
  • Lançamento de movimento.
  • Inserção de documentos ao protocolo.
  • Inserção de prazos de movimentos ao protocolo.

Maiores informações de como realizar essas operações serão dadas nas próximas seções.

Índice desta página


1. Acessando a movimentação

A tela Movimentar é acessível por dois locais: o botão "Movimentar" ao visualizar um protocolo e o botão "Movimento em Lote" da Área de Trabalho → Gabinete Virtual..

Dependendo de suas permissões, é possível movimentar um protocolo em qualquer situação, mesmo sem ser o seu detentor ou com o protocolo não-distribuído.

No entanto, essas situações atípicas impõem restrições, conforme listado abaixo:

 Clique aqui para exibir a imagem...
Situação do protocoloQuem pode movimentarQuais movimentos podem ser utilizados
  • Está dentro da instituição;
  • Está distribuído;
  • Está reclassificado.
Apenas o detentor do protocolo.Todos os movimentos (Atos Finalísticos e Atos Comuns) disponíveis para a área do protocolo.
  • Está dentro da instituição;
  • Não está distribuído;
  • Está reclassificado.
Usuários lotados na Ouvidoria-Geral.Apenas os movimentos cartoriais (Atos Comuns).
  • Está dentro da instituição;
  • Está ou não está distribuído;
  • Não está reclassificado.
Ninguém.Nenhum. É preciso reclassificar o protocolo antes.
  • Está em local externo;
  • Está distribuído.
Usuários lotados na comarca do protocolo.Apenas os movimentos permitidos para protocolos em local externo (subconjunto do grupo Atos Finalísticos).
  • Está em local externo;
  • Não está distribuído.
Usuários lotados na comarca do protocolo.

Apenas os movimentos permitidos para protocolos em local externo (subconjunto do grupo Atos Finalísticos). Os movimentos são exibidos apenas depois de marcar a caixa "Definir promotor neste movimento". Não será possível tramitar o protocolo.

  • Protocolo arquivado.
Ninguém.Nenhum.

1.1. Dúvidas frequentes 

 Clique aqui para visualizar a lista de dúvidas frequentes...

O que é Multitramitação?

O conceito de multitramitação surge com o SIMP 3.0.. Essa nova funcionalidade possibilita que um protocolo eletrônico possa estar com várias pessoas ao mesmo tempo.

Há algum impedimento para Multitramitação?

Algumas operações do sistema exigem que o protocolo, naquele momento, esteja com apenas 1 pessoa. Essas operação estão listadas abaixo:

  • Distribuição.
  • Movimentar, com envio do protocolo para local externo.
  • Autuar.
  • Migrar instância.
  • Apensar.
  • Arquivar.
  • Incluir em Pauta.

É preciso que o próprio membro lance os movimentos em seus protocolos (ou ainda, é necessário utilizar o usuário do promotor para lançar os movimentos)?

Não. Quando um protocolo está distribuído, todos os movimentos lançados nele serão contabilizados ao membro, independente do usuário detentor do protocolo. Além disso, o compartilhamento de usuário e senha é uma falha de segurança grave.

O que fazer em caso de substituição de promotor?

O sistema gerencia substituições de maneira automática. Continue distribuindo os protocolos ao promotor titular e lançando os movimentos normalmente. O sistema se encarregará de vincular o promotor correto para cada movimentação.

Como lançar audiências e outras atividades realizadas pelo promotor no Fórum quando o processo não retorna?

É exatamente para atender este cenário que o SIMP permite o lançamento de movimentos nos protocolos em local externo. Note que, neste caso, apenas um conjunto seleto de movimentos é permitido.

Por que é necessário reclassificar um protocolo quando ele retorna à instituição?

A reclassificação é necessária para que os movimentos a serem lançados sejam contabilizados ao membro adequadamente pelo Relatório de Produtividade (e pelo sistema em geral).

Como ficam os movimentos nos processos sigilosos?

Mesmo nos protocolos sigilosos, qualquer usuário pode visualizar o histórico de movimentos (inclusive as descrições), mas não conseguem ver os documentos vinculados ao protocolo. Portanto, recomenda-se que a descrição dos movimentos em processos sigilosos seja sucinta e que não sejam revelados os nomes das partes.

Como autuar/arquivar/apensar um protocolo?

Estas ações são realizadas através de botões específicos (Autuar, Arquivar e Apensar).

Por que um documento só pode ser vinculado ao protocolo através de um movimento?

O vínculo de documento é realizado durante a movimentação para que ambos permaneçam relacionados e seja fácil distinguir qual documento corresponde a cada uma das atividades realizadas no protocolo.
Além disso, este procedimento minimiza a possibilidade de que um movimento seja lançado e o documento seja esquecido, pois tudo acontece em uma só etapa.



2. Como funciona a movimentação?

Ao clicar no botão Movimentar, a seguinte página é exibida: 

 Clique aqui para exibir a imagem...

A tela de Movimentar é divida em 4 painéis:

  • Movimento
  • Documento
  • Prazo
  • Editor de texto

3. Painel Movimento  

No painel Movimento, conforme exibido na figura acima, é possível realizar as operações abaixo:

  1. Campo Definir Promotor diferente nesse movimento (1): se esse campo for preenchido significa que esse movimento específico deve ser considerado a um membro diferente do membro responsável (distribuído ou substituto) pelo protocolo.
  2. O campo Comarca (2) é um filtro para o campo Destinatários (3), fazendo com que só pessoas ou lugares da comarca definida apareçam na lista de destinatários. Uma vez escolhido o(s) nome(e) do(s) destinatário(s), o sistema exibe-o(s) numa lista(5). Maiores detalhes sobre o preenchimento desses campos estão nessa seção.

  3. O campo Manter-me como detentor (4) aparece apenas quando o protocolo for eletrônico, além de ter que atender outras condições específicas e são relatadas na nessa seção
  4. Campo Movimento (6): campo de preenchimento obrigatório e que define qual o movimento está sendo realizado. 
  5. O componente Tornar esse texto sigiloso (7) é uma "chave" que define se todo o texto digitado no campo Descrição (editor de texto) será sigiloso ou não, respeitando assim todas as regras de sigilosidade já aplicadas ao protocolo
  6. Campo Descrição (8) (editor de texto) pode ser uma cota ou até mesmo o própria peça a ser inserida no movimento, fazendo com que não seja necessária a criação da peça processual fora do sistema. Caso seja necessário inserir uma peça processual que já está em PDF, basta que seja acionado (expandida) o painel Documentos.
  7. O campo Usar este movimento para peticionar no PJe agora (9) quando selecionado, após realizar o movimento, o sistema direciona para a tela de peticionamento PJe.
  8. O campo Usar este movimento para peticionar no PJe em lote (10) (para usuário membro) ou Salvar este movimento para o membro peticionar no PJe em lote (10) (para usuário servidor), quando selecionado, após realizar o movimento, o sistema armazena o protocolo do movimento na lista de protocolos pendentes de peticionamento em lote no PJe, conforme especificado na seção Aba Peticionamento em lote PJe.
  9. O campo Disponibilizar como Minuta para Aprovação (11) quando selecionado, o sistema disponibiliza a minuta para aprovação do membro, conforme especificado na seção Aba Minutas.
  10. O botão Usar modelos (12) é exibido quando existem modelos cadastrados para a combinação de classificação do protocolo e movimento selecionado.

Modelos de documentos

Para saber mais detalhes sobre a funcionalidade de modelos:

  • Como criar um modelo para o seu local
  • Como usar as tags de preenchimento automático
  • Como consultar os modelos existentes (privados e públicos)

>> Clique aqui <<



3.1. Escolha de um promotor diferente nesse movimento  

No painel Movimento (imagem aqui), o campo "Definir promotor diferente neste movimento" (1) exibe a lista de promotores ativos em todo o estado e permite que um deles seja escolhido. A escolha pode ser feita digitando o nome do promotor(a) desejado(a).

Uma vez selecionado o promotor(a), esse movimento (e apenas esse), será contabilizado ao membro escolhido. Esta escolha ficará destacada no histórico de movimentações.

O promotor para o qual o protocolo está distribuído não é mostrado nesta lista, pois o movimento já é contabilizado naturalmente a ele. Se este promotor estiver substituído, o substituto deixa de aparecer na lista e o titular passa a ser mostrado.

Esta funcionalidade não substitui o uso da distribuição! Seu objetivo é ser utilizada em plantões curtos e quando o promotor responsável solicita o auxílio de outro membro para a realização de alguma atividade excepcional. Nunca é utilizado para o período de férias.



3.2. Escolha do(s) destinatário(s)  

No painel Movimento (imagem aqui), o campo Destinatário (3) deve ser preenchido sempre sendo observado primeiramente se a(s) pessoa(s) ou o local (caso de local externo) para quem deseja tramitar o protocolo são da comarca definida.

Multitramitação

A partir do SIMP 3.0 é possível tramitar um protocolo eletrônico (e apenas eletrônico) para mais de uma pessoa da instituição através do movimento.

Após a definição da comarca, basta selecionar o destinatário, digitando o nome da pessoa ou local (caso de local externo). Uma lista será exibida com os nomes que contem o termo digitado.  

Dicas

  1. Só haverá tramitação se o "Destinatário" estiver preenchido.
  2. Quando um movimento é lançado sem um destinatário, o protocolo permanece com o mesmo detentor.
  3. Os locais listados sem usuários são os locais externos (varas, delegacias etc.). Ao tramitar para um local interno (como uma promotoria), sempre é necessário escolher um usuário como destinatário.

Após a seleção do detentor, esse é inserido numa lista de detentores (5).


3.3 Campo "Manter-me como detentor"  

No painel Movimento (imagem aqui), o campo "Manter-me como detentor" (4) é destinado a definir se quem está fazendo a tramitação quer continuar sendo um dos detentores do protocolo. Isso faz parte do conceito de Multitramitação, que surgiu a partir do SIMP 3.0.

Esse campo é exibido apenas quando:

  • protocolo é eletrônico; e
  • há pelo menos 1 destinatário na grid; e
  • esse destinatário não pode ser local externo.

Quando realizar a movimentação e esse campo estiver com valor “Sim”, o sistema manterá o usuário logado como um dos detentores do protocolo.


3.4. Escolha do movimento

Uma vez definido(s) o(s) destinatário(s) do movimento, é hora de informar qual o movimento está sendo realizado através do campo Movimento (6).

Os movimentos disponíveis variam de acordo com a área e a situação do protocolo.

De forma análoga à etapa de Classificação do cadastro de protocolos, o componente "Movimento" pode ser preenchido de três maneiras:

  1. Código: Digitar diretamente o código do movimento desejado e teclar TAB ou clicar em qualquer local da janela de movimento faz com que o sistema preencha rapidamente o nome do movimento.
  2. Pesquisa pelo termo: a escolha também pode ser feita digitando um trecho do nome do movimento. À medida que o campo é preenchido, o sistema lista os itens taxonômicos que podem ser selecionados. O caminho de cada item também é mostrado, da direita para a esquerda. O item que pode ser cadastrado é representado pelo ícone  enquanto as pastas que formam seu caminho são representadas pelo ícone 
      • Clicar no item próximo ao ícone   ou no próprio ícone faz com que o campo "Movimento" seja preenchido. 
    •  Clique aqui para exibir a imagem...

  3. Busca em janela: ao clicar na lupa  é apresentada uma janela listando os itens taxonômicos numa estrutura de hierarquia (estilo pastas e arquivos do Windows). Os itens que podem ser escolhidos são os de ícone 

     Clique aqui para exibir a imagem...

A lista de movimentos disponíveis no sistema pode ser visualizada através da opção TAXONOMIA no menu à esquerda.

O grupo "Atos Finalísticos" representa os movimentos da área fim, contabilizados nos relatórios a fim de mensurar a produtividade dos promotores. Não utilize-os em duplicidade.

3.5. Escolha de um complemento

De acordo com o movimento escolhido e a área do protocolo, o sistema carrega um campo adicional chamado "Complemento". Nestes casos, a escolha do componente torna-se obrigatório para que o movimento escolhido seja melhor especificado.

 Clique aqui para exibir a imagem...

Os complementos foram definidos ao longo dos anos com aprovação do Comitê Estratégico de TI (CETI). 

Caso nenhum dos complementos disponíveis especifique a atividade realizada, entre em contato imediato com a Central de Serviços através do e-mail suporte@mpmt.mp.br ou pelo telefone (65)3613-5166.

3.6. Editor de texto do movimento

No painel Movimento (imagem aqui), o campo "Editor de texto" (8) é um editor de texto que permite o detalhamento do movimento (uma cota, por exemplo) ou deixando uma nota ao usuário que irá receber o protocolo, ou ainda, a peça completa da manifestação. 

O editor possui algumas funcionalidades que facilitam seu uso no dia a dia:

  1. Formatação de texto

    Barra de botões permitindo que sejam produzidos conteúdos com várias recursos de formatação.

  2. Corretor ortográfico

    O editor de texto utiliza o corretor ortográfico do navegador web para analisar o texto e sugerir correções, marcando o texto com um sublinhado vermelho.

    Caso o corretor não esteja funcionando é necessário verificar se o seu navegador está com a opção de correção ativada nas configurações.
  3. Salvamento automático

    Todo o conteúdo digitado no editor de texto é salvo automaticamente para possibilitar a recuperação do conteúdo caso ocorra algum imprevisto ou problema com conexão de internet, travamentos ou qualquer outro problema que faça o usuário perder a seção ativa com o sistema.

    Informações importantes sobre o funcionamento do salvamento automático

    O conteúdo do editor de texto é salvo segundos depois da sua digitação e é armazenado criptografado na memória do navegador.

    A recuperação do conteúdo só será carregada se todas as situações a seguir forem verdadeiras:

    a) para o usuário que estava logado durante a produção do texto;

    b) deve ser o mesmo protocolo que estava aberto durante a digitação do texto;

    c) se o for no mesmo computador e navegador utilizado (textos digitados em aba anônima não serão salvos).

  4. Cabeçalho e rodapé

    No painel Movimento, acima editor de texto, é possível clicar no botão  ("Cabeçalho") e  ("Rodapé") para adicionar o cabeçalho e/ou o rodapé padrão ao documento a ser redigido (imagem abaixo).



4.1. Cabeçalho

O cabeçalho conta com o brasão oficial do Ministério Público (à esquerda) e as informações de procuradoria/promotoria e comarca (à direita), seguindo o padrão de identidade visual adotado pelo MPMT (exemplo na imagem abaixo).

4.2. Rodapé

O rodapé é dividido em 3 colunas de informações: endereço, telefone e contato (exemplo na imagem abaixo).


4.2. Personalizar cabeçalho e rodapé

Por padrão, o cabeçalho utiliza o nome do local (Promotoria/Procuradoria) de distribuição do protocolo para preencher as duas linhas cabeçalho. Entretanto, é possível personalizar o cabeçalho de cada local.

Passo a passo:

Clicar no ícone de engrenagem (configuração) ao lado do botão "Rodapé":


Em seguida será aberta a tela de edição do cabeçalho e do rodapé contendo os seguintes campos:

Informações do Cabeçalho

Primeira linha do cabeçalho (1): campo destinado para o preenchimento dos dados que o usuário deseja que apareça na primeira linha do cabeçalho.

Segunda linha do cabeçalho (2): campo destinado para o preenchimento dos dados que o usuário deseja que apareça na segunda linha do cabeçalho.


Informações do Rodapé

Linha 1 (3): campo destinado para o preenchimento da 1ª linha da coluna de endereço do rodapé.

Linha 2 (4): campo destinado para o preenchimento da 2ª linha da coluna de endereço do rodapé.

Linha 3 (5): campo destinado para o preenchimento da 3ª linha da coluna de endereço do rodapé.

Linha 4 (6): campo destinado para o preenchimento da 4ª linha da coluna de endereço do rodapé.

Email (7): campo destinado para o preenchimento do e-mail da instituição.

Telefone (8): campo destinado para o preenchimento do telefone da instituição.

Endereço Web (9): campo destinado para o preenchimento do endereço web (site) da instituição. Caso o usuário o deixe vazio, automaticamente o SIMP assume o endereço web do MPMT.


Após preencher, clique em salvar.

A partir deste momento, toda vez que clicar no botão "Cabeçalho" e/ou "Rodapé" serão utilizados o conteúdo desses campos para preenchimento automático.

Todos os campos do cabeçalho e rodapé serão utilizados para o preenchimento automático dos modelos de documentos, ou seja, pode-se criar modelos utilizando tanto a tag Cabeçalho quanto a de Rodapé.


4. Painel Documento 

Ao realizar um movimento, o SIMP permite que um ou mais arquivos PDF e imagens (PNG e JPG) sejam vinculados ao movimento através do painel Documento.

Estes documentos devem representar as atividades realizadas por servidores e membros (por exemplo, portarias de instauração de inquérito, denúncias e manifestações diversas). Os documentos assim vinculados são disponibilizados a todos os usuários que visualizarem o protocolo e estarão disponíveis em outras ferramentas do SIMP, como a 7.3. Consulta de Documentos.

Abaixo o painel Documento: 

 Clique aqui para exibir a imagem...

Conforme exibido na figura acima, é possível realizar as operações abaixo:

  • Sigiloso (1): define se todos os documentos a serem inseridos serão sigilosos ou não. Após a inserção do documento na lista é possível definir se o documento é sigiloso ou não, evitando que tenha que excluí-lo da lista para alterar essa configuração.

    Mesmo o protocolo não sendo sigiloso, pode-se definir um ou mais documentos como sigiloso. Assim, o sistema respeitará todas as regras já definidas para exibição dessas informações.

  • Botão Adicionar arquivos (2): botão para adicionar um ou mais arquivos PDF.
  • Lista de arquivos inseridos: uma vez selecionados os arquivos desejados, o sistema irá exibí-los numa lista logo abaixo dos campos descritos acima.

    • coluna Ordenação: apenas uma numeração para ajudar na organização da ordem dos documentos.

    • coluna Ajustar sequência (3): é através dos ícones exibidos nessa coluna é possível ajustar a ordem dos documentos. Essa ordem é a mesma ordem de:

        • gravação dos documentos no banco de dados;

        • exibição dos documentos no histórico de movimentos;

        • materialização dos documentos no download consolidado.

    • coluna Excluir  (4): exclui o documento da lista.
    • coluna Documento Sigiloso (5): após a inserção dos documentos é possível definir se o documento é sigiloso. O campo Sigiloso faz com que todos os documentos inseridos seja sigilosos, esse componente dessa coluna defina a sigilosidade daquele documento apenas.

A partir do SIMP3+ os tipos de arquivos e tamanhos permitidos são:

Tipos de arquivos permitidosTamanhos máximos de cada arquivo
PDF14 MB
Imagens (JPG e PNG)5 MB

Caso o sistema identifique que algum dos documentos seja maior que 5MB, será exibida uma mensagem conforme exibida na imagem do painel com número 6.

4.1 Movimentos que obrigam vínculo de documento 

Determinados movimentos tornam obrigatório o vínculo de um documento PDF. Os movimentos deste grupo foram determinados pelo Ato Administrativo n. 358/2014-PGJ e suas alterações posteriores, estão também listados abaixo: 

 Lista de movimentos que obrigam vínculo de documento


CódigoMovimento
920268 ATOS FINALÍSTICOS -> Arquivamento -> Com remessa ao Poder Judiciário -> Integral -> Ausência/ Insuficiência de Provas
920269 ATOS FINALÍSTICOS -> Arquivamento -> Com remessa ao Poder Judiciário -> Parcial -> Ausência/ Insuficiência de Provas
920270 ATOS FINALÍSTICOS -> Manifestação em Tribunais Superiores
920271 ATOS FINALÍSTICOS -> Manifestação em Segundo Grau
920448 ATOS FINALÍSTICOS -> Arquivamento -> Com Remessa ao PRE/PGE
920449 ATOS FINALÍSTICOS -> Recurso -> Razões -> Agravo -> Interno (Art. 1.021 do CPC)
920450 ATOS FINALÍSTICOS -> Requerimento Incidental de Medida Protetiva
920469 ATOS FINALÍSTICOS -> Arquivamento -> Com remessa ao Conselho Superior/Câmara -> Integral sem TAC -> Com Resolutividade
920470 ATOS FINALÍSTICOS -> Arquivamento -> Com remessa ao Conselho Superior/Câmara -> Integral sem TAC -> Por Outros Motivos
920471 ATOS FINALÍSTICOS -> Arquivamento -> Com remessa ao Conselho Superior/Câmara -> Parcial com TAC
920473 ATOS FINALÍSTICOS -> Arquivamento -> Com remessa ao Conselho Superior/Câmara -> Parcial sem TAC -> Com Resolutividade
920474 ATOS FINALÍSTICOS -> Arquivamento -> Com remessa ao Conselho Superior/Câmara -> Parcial sem TAC -> Por Outros Motivos
920482 ATOS FINALÍSTICOS -> Termo de Acordo de não Persecução Penal
920483 ATOS FINALÍSTICOS -> Arquivamento -> Com remessa ao Poder Judiciário -> Integral -> Morte do agente
920484 ATOS FINALÍSTICOS -> Arquivamento -> Com remessa ao Poder Judiciário -> Parcial -> Morte do agente
921504 ATOS FINALÍSTICOS -> Execução Penal -> Pedido de Progressão de Regime
921505 ATOS FINALÍSTICOS -> Execução Penal -> Pedido de Regressão de Regime
921981 ATOS FINALÍSTICOS -> Recurso -> Contrarrazões/Contraminuta -> Embargos Infringentes
921997 ATOS FINALÍSTICOS -> Manifestação em execução penal
921998 ATOS FINALÍSTICOS -> Portaria de instauração de Procedimento Administrativo
921999 ATOS COMUNS -> Edital de Cientificação



5. Painel Mídias

Ao realizar um movimento, o SIMP permite que uma ou mais mídias (formatos válidos: MP4,AVI e MP3) sejam vinculadas ao movimento através do painel Mídias.

As mídias vinculados são disponibilizados a todos os usuários que visualizarem o protocolo e estarão disponíveis em outras ferramentas do SIMP, como a 7.3. Consulta de Documentos.

Abaixo a tela demonstrando o painel de Mídias:

Das funcionalidades deste painel, tem-se:

  • Botão Adicionar mídias (1): botão para adicionar uma ou mais arquivos de mídias.
  • Botão Sigiloso (2): define se todas as mídias a serem inseridas serão sigilosos ou não. Após a inserção da mídia na lista é possível definir se a mesma é sigilosa ou não, evitando que tenha que excluí-la da lista para alterar essa configuração.
  • Coluna ajustar sequência (3): através dos ícones exibidos nessa coluna é possível ajustar a ordem das mídias. Essa ordem é a mesma ordem de:
    • gravação das mídias no banco de dados;
    • exibição das mídias no histórico de movimentos.
  • Coluna Excluir  (4): botão para exclusão das mídias adicionadas na lista.
  • Coluna Mídias sigilosas (5): botão para tornar todas as mídias sigilosas ou o inverso.
  •  Coluna Arquivo (6): descrição do nome do arquivo e seu tipo.
  • Coluna tamanho (7): apresenta o tamanho do arquivo.


Informações sobre as mídias

Limite máximo: 10 arquivos (por movimento).
Formato (tipo) de mídias suportadas: MP4, AVI e MP3.
Tamanho máximo de cada mídia: 30MB.

Quando uma ou mais mídias são inseridas em um processo (através da movimentação), elas ficam disponíveis para consulta no histórico de movimento como mostrado abaixo:

As mídias são listadas em ordem de inserção com seu ID da mídia (usável para pesquisa de documento), nomenclatura da mídia e seu tipo.



6. Painel Prazo 

A definição dos prazos em movimentos é realizada através do painel Prazos, permitindo atribuir um ou mais prazos a cada movimento lançado. Estes prazos são dos mais variados tipos, como o tempo concedido numa dilação de prazo de inquérito policial, o tempo para resolver problemas elencados num TAC etc.

O principal ganho em utilizar este controle de prazos é que o SIMP organiza todos os prazos de cada promotoria e procuradoria na área de trabalho, envia e-mails informando que determinados prazos estão próximos a expirar, entre outras funcionalidades.

Existem prazos em movimentos, prazos gerais para o protocolo, alertas de protocolo (lembretes) e prazos em atividades não-procedimentais. Para mais detalhes, acesse a seção Gerenciando Prazos.

Abaixo a imagem do painel de Prazos:

 Clique aqui para exibir a imagem...

Conforme exibido na figura acima, é possível realizar as operações abaixo:

  • Dias até o vencimento (1): facilitador para definição da data de vencimento, definindo quantidade de dias entre a data corrente e a data de vencimento do prazo a ser inserido;
  • Data de vencimento (2): campo de preenchimento obrigatório, onde deve ser inserida a data do vencimento do prazo a ser inserido. O preenchimento deste campo pode ser feito através do campo "Dias";
  • Hora (3): campo onde pode ser inserida as horas e os minutos; 
  • Descrição (4): descrição deste prazo específico que está sendo inserido;
  • Botão Inserir prazo (5): insere o prazo com as informações preenchidas acima na lista de prazos (6).

O movimento escolhido determina se o sistema exigirá o prazo como obrigatório. Um exemplo de movimento que exige prazo é o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

Uma vez inseridos, os prazos são exibidos ao visualizar um protocolo e também na Área de Trabalho. 


7. Imprimindo e realizando um movimento

7.1 Imprimindo

A necessidade de imprimir um movimento antes de realizá-lo varia de promotoria para promotoria.

Depois que todos os campos da janela de movimentação estiverem preenchidos, existe a possibilidade de imprimir o movimento antes de gravá-lo.

Ao clicar na opção "Imprimir", o sistema gera um arquivo PDF numa nova aba que detalha exatamente os valores preenchidos em cada um dos campos da página. O intuito desta impressão é, quando necessário, fornecer um arquivo organizado que certifique que o movimento foi realizado com sucesso.
 

 Exemplo de impressão de movimento

7.2 Realizando movimento 

Estando, pelo menos, todos os campos obrigatórios preenchidos, há duas possibilidades para realização (gravação) do movimento no protocolo.

7.2.1 Realizar movimento sem assinar digitalmente 

O sistema realizará o movimento com uma sequência de operações descritas aqui.

7.2.2 Realizar movimento com assinatura digital  

Para que seja possível assinar documentos, é necessário estar com a leitora de cartão e seu certificado digital conectados ao computador. Caso precise de auxílio, entre em contato com a Central de Serviços pelo telefone (65)3613-5166 ou pelo e-mail suporte@mpmt.mp.br.

Antes de clicar no botão "Realizar movimento com assinatura digital" é importante verificar se o ícone de avisos do SIMP está exibindo algum número tal como nessa imagem abaixo:

Se estiver, quer dizer que a extensão para Assinatura Digital não está instalada no navegador. Para instalar basta clicar no ícone do aviso e depois no botão instalar extensão e seguir os passos explicados em cada tela seguinte:

 Clique aqui para exibir a imagem...


  • Com a extensão do assinador instalada, ao clicar no botão Realizar movimento com assinatura digital será solicitada a senha do certificado:
 Clique aqui para exibir a imagem...

  •  Insira a senha do PIN de seu Certificado Digital.
 Clique aqui para exibir a imagem...

Após inserir sua senha, o documento estará vinculado e assinado digitalmente.


7.3 O que acontece depois de realizar o movimento  

Após realizar o movimento (com ou sem assinatura digital) o sistema realiza as seguintes operações: 

  • Uma nova entrada é acrescentada na página"Histórico de Movimentos" do protocolo.

  • Se um documento foi vinculado, ele será exibido no card junto ao movimento.

  • Se um ou mais prazos foram inseridos, eles serão mostrados na:

  • Se um local externo foi inserido como destinatário, o protocolo passa a ficar em local externo. Ele pode ser eventualmente retornado através do botão "Retorno Externo". Os processos apensados também são enviados, pois o sistema copia o movimento nos apensos.

  • Se um ou mais usuários destinatários foram inseridos, o protocolo passa a ficar em trânsito para esses usuários. Um e-mail é enviado para cada um dos destinatários, que deverão receber o protocolo através do botão "Receber", ou no detalhe do protocolo ou na Área de Trabalho → Gabinete VirtualOs processos apensados também são enviados.

 Clique aqui para exibir a imagem...


As tramitações no SIMP são recebidas automaticamente após um período:

  • Tramitações em que não há mudança de comarca: recebimento automático acontece em 5 dias;

  • Tramitações em que há mudança de comarca: recebimento automático acontece em 15 dias.



7.4 Incluir acordo no Banco de cadastramento de Projetos, Fundos e Entidades – BAPRE  

Para concluir o cadastro do Movimento, é obrigatório o preenchimento das informações a respeito do acordo firmado, no ato do lançamento dos movimentos finalísticos a seguir:

  1. Movimento 920067 - Termo de Ajustamento de Conduta - TAC
    Para o Protocolo de Atuação igual a Judicial ou Extrajudicial, tipo de movimento selecionado, 920067 - Termo de Ajustamento de Conduta - TAC, após selecionar a opção "Realizar movimento sem assinar digitalmente" ou "Realizar movimento com assinatura digital", será apresentado uma mensagem que ao confirmar será aberto a janela de cadastro de acordo do BAPRE, com as seguintes informações preenchidas: 

     Clique aqui para exibir a imagem...

    1. Atuação: Judicial ou Extrajudicial
    2. Tipo de Acordo: Termo de Ajustamento de Conduta
    3. Procedimento investigatório de origem: número do protocolo que está sendo criado o movimento

  2. Movimento 920485 - Termo De Acordo De Não Persecução Civil
    Para o Protocolo de Atuação igual a Judicial ou Extrajudicial, tipo de movimento selecionado, 920485 - Termo De Acordo De Não Persecução Civil, após selecionar a opção "Realizar movimento sem assinar digitalmente" ou "Realizar movimento com assinatura digital", será aberto a janela de cadastro de acordo do BAPRE, com as seguintes informações preenchidas: 

     Clique aqui para exibir a imagem...

    1. Atuação: Judicial ou Extrajudicial
    2. Tipo de Acordo: Acordo de não persecução cível
    3. Procedimento investigatório de origem: número do protocolo que está sendo criado o movimento

  3. Movimento 922007 - Acordo de Leniência
    Para o Protocolo de Atuação igual a Judicial ou Extrajudicial, tipo de movimento selecionado, 922007 - Acordo de Leniência, após selecionar a opção "Realizar movimento sem assinar digitalmente" ou "Realizar movimento com assinatura digital", será aberto a janela de cadastro de acordo do BAPRE, com as seguintes informações preenchidas:

     Clique aqui para exibir a imagem...

    1. Atuação: Judicial ou Extrajudicial
    2. Tipo de Acordo: Acordo de leniência
    3. Procedimento investigatório de origem: número do protocolo que está sendo criado o movimento

  • O retorno para o SIMP com a realização do movimento com sucesso, será após a conclusão do cadastro do acordo no SIMP com a respectiva "destinação" ou "serviços ou obrigações";

  • O movimento que gerou um cadastro de acordo no SIMP não poderá ser editado;

     Clique aqui para exibir a imagem...

  • O movimento que gerou um cadastro de acordo no SIMP poderá ser cancelado, porém o sistema alertará a importância de também excluir o acordo no BAPRE;

     Clique aqui para exibir a imagem...

  • As regras negociais de cadastro do acordo, continuam sendo tratadas pelo Sistema BAPRE;

  • A opção "Disponibilizar como Minuta para Aprovação" não é apresenta, caso seja selecionado um movimento que cadastre acordo no BAPRE;
  • A regra não se aplica para movimento em lote e originado de petição externa


8. Alterando ou cancelando um movimento

Quando um movimento é lançado de forma errada ou algum dado é deixado de lado e precisa ser retificado, o usuário pode alterar ou cancelar o movimento em questão, desde que cumpra os requisitos.

8.1. Alteração de movimento


A funcionalidade de alteração de movimentos do SIMP foi modificada na versão 3.4.0, conforme determinação do Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação - CETI.


Movimentos só podem ser alterados pelo usuário que lançou o movimento, desde que seja o último movimento e que não tenha tramitação para outra pessoa ou para local externo.

Em caso de equívoco ou necessidade de correção em movimentos com tramitação, deverá ser realizado o cancelamento do movimento, conforme explicado no capítulo Cancelamento de movimento, e posterior lançamento de correção.


8.2. Cancelamento de movimento

Situações em que o cancelamento de movimentos é permitido;

1) No último movimento lançado e apenas ao usuário que realizou o movimento;

2) O(a) Promotor(a)/Procurador(a) responsável pelo protocolo pode cancelar qualquer movimento do histórico (exceto movimentos internos e vinculados a peticionamentos no PJe).

3) O usuário que lançou pode cancelar o movimento do histórico (exceto movimentos internos e vinculados a peticionamentos no PJe).

Para acessá-la, basta ir à página "Histórico de Movimentações", clicar no ícone  e selecionar o item "Cancelar Movimento". A imagem abaixo ilustra essa operação.

 Clique aqui para exibir a imagem...

O sistema irá abrir a janela com todas as informações do movimento e permitirá que seja cancelado através do botão "Cancelar Movimento", exigindo o preenchimento de uma justificativa do cancelamento.

 Clique aqui para exibir a imagem...

Ao cancelar um movimento, os documentos, prazos vinculados e qualquer outra informação serão ocultadas do SIMP, de forma que nenhum usuário poderá visualizar.

No histórico do protocolo, o movimento cancelado ficará com uma tarja (riscado) e exibirá um botão de "informação" que, ao ser acessado, exibirá a data de cancelamento, o usuário que cancelou e a justificativa do cancelamento.

Além disso, se o movimento foi copiado em apensos, ele também será cancelado nos apensos.

Alguns movimentos não podem ser cancelados:

  • Movimentos de distribuição, redistribuição e retorno externo;

  • Movimentos vinculados a peticionamentos no PJe.

Para este e qualquer outro caso em que não seja possível cancelar um movimento, formalize o pedido para apreciação da Corregedoria-Geral do MPMT gab.corregedor@mpmt.mp.br .




  • Sem rótulos