“Gerenciamento de projetos é a aplicação do conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto para atender aos seus requisitos”, conforme descrito pelo PMBOK 2013.
Para que o gerenciamento de projetos seja realizado foram instituídos cinco grupos de processos que possuem constante interação entre si, são eles: iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento.

Os grupos de processos são as fases consideradas genéricas dentro de um projeto. Cada projeto pode ser dividido em fases que dependem, intimamente, da natureza do projeto. Em cada fase do projeto há uma entrega ou finalização de um trabalho específico. A seguir breve detalhamento sobre cada fase do projeto, de acordo com Ricardo Vargas (2014 p. 14) e PMBOK 2013.
Iniciação – é na fase de iniciação que uma necessidade é identificada e estruturada para ser tratada como um novo projeto ou uma nova fase de um projeto existente. Documentos iniciais são elaborados e é neste momento que se tem a obtenção de autorização para iniciar o projeto ou fase.
Planejamento – na fase de planejamento são executados processos para definir o escopo do projeto, refinar os objetivos e definir a linha de ação necessária para alcançar os objetivos para os quais o projeto foi criado. Nesta fase são elaborados os planos de escopo, tempo, custos, qualidade, recursos humanos, comunicação, riscos e aquisições.
Execução – na fase de execução os processos realizados são para executar o trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto, que compreende os planos citados na fase de planejamento, para satisfazer as especificações do projeto. Grande parte dos erros encontrados nas fases anteriores fica evidenciada na fase de execução.
Monitoramento e Controle – nesta fase os processos são executados com o objetivo de acompanhar, analisar e controlar o progresso e desempenho do projeto, identificar quaisquer áreas nas quais serão necessárias mudanças no plano, e iniciar as mudanças correspondentes de forma imediata. Essas atividades podem ser realizadas em paralelo com as demais fases do projeto.
Encerramento – esta fase representa os processos executados para finalizar todas as atividades de todos os grupos de processos, visando encerrar formalmente o projeto ou fase. Neste momento cabem atividades de auditoria e avaliação das entregas realizadas.
Estes grupos de processos fornecem 47 processos distribuídos em 10 áreas de conhecimento:
- Gerenciamento de integração do projeto;
- Gerenciamento do escopo do projeto;
- Gerenciamento de tempo do projeto;
- Gerenciamento de custos do projeto;
- Gerenciamento da qualidade do projeto;
- Gerenciamento de recursos humanos do projeto;
- Gerenciamento das comunicações do projeto;
- Gerenciamento das partes interessadas do projeto;
- Gerenciamento de riscos do projeto;
- Gerenciamento de aquisições do projeto.
É importante registrar que o PMBOK é um guia de boas práticas para gerenciamento de projetos, ou seja, os processos, suas ferramentas e técnicas estão disponíveis para adoção das organizações conforme sua maturidade e complexidade de seus projetos.
