Descrição
Neste módulo, os usuários têm a capacidade de criar um projeto no sistema e gerenciá-lo, estabelecendo tarefas, adicionando etapas e subtarefas. Essas ações são fundamentais para alcançar os objetivos do projeto.
1. Visão Geral
Ao acessar o menu Projetos, o sistema abrirá a pagina abaixo, exibindo todas as informações contidas nela.
2. Como criar um projeto
Para cadastrar um novo projeto, basta clicar em “Criar Projeto“, com isso o sistema ira abrir o modal pra preencher com o nome e o ciclo do projeto que o usuário deseja criar.
pós dar nome ao projeto e informado seu ciclo, o sistema direciona o usuário para a fase de preenchimento do termo de abertura de projeto (TAP).
Após o usuário preencher os dados obrigatórios do termo de abertura ele ira salvar todo o conteúdo e irá habilitar o botão abaixo para a conclusão do termo:
Com a conclusão do TAP o usuário poderá baixá-lo no formato PDF.
3. como gerenciar seu projeto
Após finalizar a criação do projeto o sistema retorna para a página inicial, onde o usuário fará a busca do seu projeto e realizar o gerenciamento do mesmo.
Após encontrar seu projeto, no botão “ações” abrirá todas as opções para gerenciar o projeto;
algumas opções não ira aparecer de acordo com o perfil de cada usuário
3.1 Termo de Abertura
3.2 Visão Geral
3.3 Plano de Ação padrão
3.4 Controle de Acesso
3.5 Histórico de Alterações
3.6 Editar
3.7 Remover
4. Como criar um Cronograma
Para cadastrar um novo cronograma, basta clicar em “Cronograma“, nas opções de gerenciamento do projeto:
O cronograma será apresentado sem as etapas, é necessário inserir clicando em Adicionar Etapas.
Será habilitada uma linha no cronograma para inserção das informações da etapa, conforme imagem abaixo. Bastando preencher descrição, inicio e fim, predecessora, sucessora, responsável e custo. Os dias úteis e Status são apresentados automaticamente e o campo progresso pode ser editado conforme execução do projeto. Após inserir as informações basta salvar na coluna Ações.
Os campos predecessoras e sucessoras são utilizados quando se quer determinar que uma tarefa (o predecessora ) precisa ser concluída antes que a próxima tarefa (a sucessora) possa começar.
Comumente as etapas são as previstas inicialmente no escopo do TAP, pode-se alterar ou adicionar novas conforme necessidade identificada no momento da construção do cronograma.
Situações que um projeto pode ter:
Iniciação: quando o TAP ainda estiver em desenvolvimento, ou seja, ainda não foi concluído totalmente, salvo e já permita gerar o PDF, passando para o próximo estágio que é a liberação dos campos de edição do projeto.
Planejamento: após a conclusão do TAP e enquanto o cronograma e planos de ação estiverem em desenvolvimento e progresso do cronograma igual a 0%.
Execução: quando o progresso do cronograma for menor do que 0%.
Concluído: quando todas as entregas do projeto foram concluídas, ou seja, progresso do projeto for igual a 100%.