2.7. Aba Peticionamentos Externos

Descrição

A página Peticionamentos Externos é uma das abas contidas na Área de Trabalho, carregada ao acessar o SIMP.

O objetivo desta funcionalidade é que o usuário consiga incluir peticionamentos efetuados no Site do MP no protocolo extrajudicial a qual o mesmo pertence.

Índice desta página

 


1. Regras Gerais

A página de Peticionamentos Externos permite que o usuário inclua um peticionamento realizado por um cidadão no site do MP obedecendo as seguintes regras:


  • : Os peticionamentos disponíveis são aqueles em que pertencem ao local para qual o protocolo esta distribuído:
  • Permissão para incluir um peticionamento: para que o usuário possa incluir um peticionamento externo em um protocolo é necessário que o mesmo esteja lotado no local para qual o protocolo esteja distribuído e que o mesmo seja detentor atual do protocolo. A exceção é o Promotor para qual o protocolo esta distribuído, este tem a permissão de efetuar a inclusão mesmo não sendo o detentor atual do protocolo;



2. Passos para aceitar ou recusar um peticionamento externo

Abaixo está descrito o passo a passo para a realizar a aceitação ou recusa do peticionamento externo em um processo (imagem da tela abaixo):

 Clique aqui para exibir imagem...

No menu de acesso a funcionalidade de "Peticionamento Externo" o número de peticionamentos pendentes fica sempre disponível, desta forma é importante ficar atento a esta informação, pois sempre que o número for diferente de 0 (zero) significa que existe um peticionamento a ser incluído ou descartado.

  1. A relação de peticionamentos externos realizados fica disponível nos quadros ao lado esquerdo da tela, ao selecionar o peticionamento desejado, os documentos inseridos serão exibidos no leitor PDF à direita da tela (semelhante ao que acontece no histórico de movimento):

  2. O usuário duas opções em relação ao peticionamento disponível:
    1. INCLUIR: Ao clicar no botão "Incluir" o sistema irá remeter o usuário a tela de movimento do respectivo protocolo, já incluindo o(s) documento(s) juntado(s) na petição. Desta forma o usuário tem a autonomia de retirar algum documento, incluir novos documentos, acrescentar uma descrição ou mesmo usar a mesma operação para tramitar o protocolo, se assim desejar;

      Ao inserir um peticionamento o primeiro inserido na lista será um documento criado pelo próprio SIMP contendo todas as informações cadastradas pelo peticionante no Site do MP.




    2. DESCARTAR: Ao descartar um peticionamento, o usuário deve informar uma justificativa, desta forma o peticionamento é retirado da lista e não é incluído no protocolo;


Seja qual for a operação realizada pelo usuário, o peticionante (usuário externo) irá receber um e-mail automático do SIMP informando se sua petição foi ou não incluída no respectivo protocolo. No caso da petição ter sido descartada, o e-mail conterá a Justificativa informada no ato do descarte.